domingo, 5 de abril de 2009

Darwin no Brasil


Darwin volta ao Rio - 200 anos depois

Quase dois séculos depois, o naturalista e filósofo britânico desembarca novamente no Rio de Janeiro. A exposição "Darwin: Descubra o Homem e a Teoria Revolucionária que Mudou o Mundo" ficará em cartaz entre os dias 23 de janeiro e 20 de abril de 2008


"Pela manhã desembarquei com Earl nas escadarias do Palácio [Paço Imperial]; nós então caminhamos pelas ruas, admirando sua aparência alegre e povoada...pelas cores alegres das casas, ornadas por sacadas, pelas numerosas igrejas e conventos, pelo número de pessoas apressadas pelas ruas, a cidade ganha uma aparência que é sinal da capital comercial da América do Sul".

Assim descreveu Charles Darwin em seu diário quando conheceu a então capital do Brasil, o Rio de Janeiro.

Quase dois séculos depois, o naturalista e filósofo britânico desembarca novamente no Rio de Janeiro. A exposição "Darwin: Descubra o Homem e a Teoria Revolucionária que Mudou o Mundo" - montada pela primeira vez no MASP - Museu de Arte de São Paulo, no ano passado - conta com oito seções que retratam a trajetória de vida de Darwin, a expedição do Beagle, a descoberta de espécimes e o desenvolvimento da teoria da evolução por seleção natural.

Em cartaz a partir do dia 23 de janeiro no Museu Histórico Nacional, a exposição, que em São Paulo levou mais de 175.000 visitantes ao MASP, contará com animais vivos e plantas, além de uma área dedicada à viagem feita a bordo do HMS Beagle - que foi ampliada com a criação cenográfica da Mata Atlântica. A seção ainda revela detalhes exclusivos sobre a trajetória de Darwin pela América Latina e, em especial, pelo Rio de Janeiro.

Trazida ao Brasil pelo Instituto Sangari, em parceria com o Museu de História Natural de Nova York, a mostra ficará em cartaz entre os dias 23 de janeiro e 20 de abril de 2008. Para mais informações, basta acessar o site da exposição, que será apresentada em outras capitais brasileiras como Brasília, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, entre outras.

Mesmo depois de tanto tempo Darwin não foi esquecido e todos seus ensinamentos comtinuam até hoje!



Um comentário:

  1. Seria muito interessante ver à uma exposição dessas exposições sobre a vida de alguém tão importante como foi o britânico filósofo Charles Darwin.
    Aline Lima

    ResponderExcluir